Cientistas descobriram um novo planeta que pode conter vida

quarta, 09 janeiro 2019 15:28

O planeta K2-288Bb situa-se na chamada zona ‘goldilocks’ e foi detectado pelo telescópio TESS.

Um grupo de cientistas descobriu um planeta fora do nosso Sistema Solar que pode conter vida, tendo um tamanho semelhante ao da Terra e estando situado na chamada zona ‘Goldilocks’ - isto é, não tão afastado, nem tão próximo de uma estrela.

O planeta, que recebeu o nome de K2-288Bb, recebe luz de duas estrelas diferentes, o que não quer dizer necessariamente que o nível de calor é o mesmo do Sol do nosso Sistema Solar.

Ainda assim, os cientistas acreditam que o planeta recebe energia suficiente para conter vida, isto se não receber demasiada radiação das duas estrelas.

Mais interessante sobre a descoberta deste exoplaneta é o facto de ter sido descoberto por cientistas não ligados a instituições astronómicas, com um dos autores a ser uma estudante da Universidade de Chicago, Adina Feinstein. “É uma descoberta entusiasmante devido à forma como foi descoberto, à temperatura da órbita e porque os planetas deste tamanho parecem ser relativamente incomuns”, explicou Feinstein.(RM-NM)