Na África do sul, o Comité Executivo do ANC encerrou a sua reunião, este domingo, mantendo a convicção de que o orçamento do Estado vai ser aprovado pelo Parlamento, com ou sem o apoio da Aliança Democrática.
Esta segunda-feira poderá ser conhecido o sentido de voto da maioria dos partidos com assento parlamentar.
No entanto, as expectativas gravitam em torno do posicionamento final da Aliança Democrática, que ontem à noite reuniu o seu Conselho Federal.
A não ser que mude radicalmente de opinião, o DA já sinalizou que vai votar contra a proposta de orçamento. Igualmente, ameaça sair do Governo de Unidade Nacional caso o ANC busque apoio de partidos que não integram a coligação, para fazer passar a proposta de receitas e de despesas públcias.
Sabendo que, em princípio, não conta com o apoio do DA e do FF Plus, dentro do Governo de Unidade Nacional, e que o suporte dos restantes sete partidos não é suficiente para fazer avançar o orçamento, o ANC está a bater as portas de outras formações políticas, fora da coligação.
Pelo menos até ontem, o EFF, BOSA, Unkhonto WeSizwe e o ACTION AS tinham dito que não vão apoiar o orçamento, a não ser que o ANC faça cair a proposta de aumento do IVA.
Os negociadores do ANC estiveram activos, ao longo do fim-de-semana, para tentar convencer outros partidos políticos, incluindo a Aliança Democrática, sobre a pertinência da aprovação do Orçamento para este ano.
É bem provável que o optimismo manifestado, este domingo, por altos dirigentes do ANC, incluindo o Presidente Cyril Ramaphosa, tenha como base sinais positivos dos encontros mantidos pelos negociadores.
A Aliança Democratica vai avisando que o ANC deve sempre se lembrar que não venceu as eleições de maio passado e que, neste momento, integra, também ele, o Governo de Unidade Nacional.
No entanto, o ANC chama a si a responsabilidade de liderar os processos governativos da África do Sul, justificando que é, neste momento, o partido mais votado.
A votação do orçamento deve acontecer já na quarta-feira e, até lá, saberemos se o orçamento passa ou não.
Por outro lado, o Comité Executivo do ANC recomendou ao Governo Sul-Africano para que faça tudo o que estiver ao seu alcance para normalizar as relações de cooperação com os Estados Unidos da América. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.