PGR esclarece ponto de situação dos processos-crime em curso no GCCC

Publicado: 25/04/2024, 19:39
Categoria:

A Procuradora-Geral da República, esclarece que já há dois processos-crime a correr no Gabinete Central de Combate a Corrupção relacionado ao caso de desvio de fundos nas Linhas Aéreas de Moçambique, LAM.

Beatriz Buchili disse há momentos no parlamento que o Ministério Publico está a investigar igualmente, um alegado caso de gestão danosa na HCB.

A Procuradora-Geral da República respondia assim, as perguntas de insistência feitas pelas bancadas parlamentares sobre alegados casos de gestão danosa nas empresas públicas LAM e HCB.

Relativamente ao caso das dívidas não declaradas, Beatriz Buchili, esclareceu igualmente que os interesses de Moçambique superam os custos associados ao processo de extradição do ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, que se encontra agora, nos Estados Unidos da América.

Respondendo as perguntas de insistência das bancadas parlamentares sobre o interesse de Moçambique na extradição de Manuel Chang, Buchili destacou que o país sofreu prejuízos avultados decorrentes das acções de que o Antigo Ministro das Finanças é acusado, o que justifica o interesse do Ministério Público num julgamento no território moçambicano.

Buchili apontou que houve falta de celeridade na tramitação do processo por parte da contraparte sul-africana.

A Procuradora-Geral reitera assim, que o interesse do estado moçambicano na extradição de Manuel Chang para Moçambique permanece prioritário.

Segundo Buchili não faz sentido que, após muito tempo, os Estados Unidos ainda não tenham procedido ao julgamento do ex-ministro das Finanças, acusado de estar envolvido no escândalo das dívidas não declaradas.

Ainda em sede do parlamento, a Procuradora-Geral da República referiu-se novamente, aos crimes de raptos, tendo lamentando a falta de colaboração de alguns países da região, com destaque para a Africa do sul.

A Procuradora-geral da República esteve no parlamento nos últimos dias para prestar informações sobre a actuação do Ministério Publico no controle da legalidade.

O documento de mais de 90 páginas da PGR apresentado esta quarta-feira, está subdivido em 11 capítulos, com destaque para as matérias sobre o combate ao terrorismo, raptos, branqueamento de capitais, combate à corrupção e recuperação de activo. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram