www.rm.co.mz

A+ A A-

Investigação revela pormenores sobre o novo planeta do Sistema Solar

Classifique este item
(0 votos)

Segundo dados da pesquisa, a correlação entre o tamanho e o peso dá ao DeeDee um aspecto esférico.

Os astrónomos estabeleceram as características do planeta anão DeeDee, localizado na região trans-netuniana do Sistema Solar. Os resultados do estudo foram pulicados no portal Phys.org.
Os cientistas calculam que o diâmetro do planeta é de cerca de 635 quilómetros, isto é, dois terços do diâmetro do planeta anão Ceres. A correlação entre o tamanho e o peso dá ao DeeDee um aspecto esférico.
A temperatura na superfície do planeta anão é de 243 graus e o corpo celeste reflecte apenas 13% da luz que recebe, pois esta demora 13 horas a alcançar o planeta.
Actualmente, o DeeDee está a umas 92 unidades astronómicas do Sol. Devido à sua enorme distância do centro do nosso sistema, o planeta demora cerca de 1.100 anos para completar sua órbita.
DeeDee foi descoberto no Outono de 2016 com o uso do telescópio do Observatório Interamericano de Cerro Tololo, situado no Chile.
Este projecto permite aos astrónomos realizar um estudo óptico de 12% do céu. Graças às observações os cientistas descobriram cerca de 1.100 milhões de corpos celestes, a maioria dos quais são estrelas e galáxias distantes. (RM /NMinuto)

Login para post comentários

Rádio Online - A. Nacional

Emissor Provincial de Gaza

Emissor Provincial de Sofala

GLOSSÁRIO DE CONCEITOS POLÍTICO-SOCIAIS E DESPORTIVOS

Tempo

Error: Unable to set cache write permissions.
See file DOCUMENTATION

Weather data OK.
Maputo
23 °C

Breves

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Direcção de Informação:  email: dinfoweb@rm.co.mz; Fixo 21 42 99 08, Fax 21 42 98 26 | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP - 2015. Implementado por mozclique.com