Rádio Moçambique

A+ A A-

Artigos

A tissagem da Glória Muianga: ‘Esta é a minha marca registada’’

Gloria muianga radiomocambiquePara comemorar o mês da Mulher moçambicana, a mais conhecida voz feminina da rádio, revela ao SAPO os motivos da longividade do seu penteado e os cuidados para mantê-lo.

Tudo começou nos anos 80 quando as mulheres macondes apareceram com as tranças diferentes das que habitualmente se viam no Sul do país. Nessa altura, Glória Muianga experimentou vários penteados, e como já fazia televisão cuidava mais da aparência. Depois de experimentar várias tissagens: de aplique,  de linha, e de cola decidiu finalmente ficar com aquilo que chama de sua marca registada, a tissagem afro, também conhecida por gimi.

‘’Eu adaptei-me a este penteado  e agora já nem sei como é o meu cabelo, ainda não tenho cabelo branco, nem pinto!. Gosto do nosso estilo africano e acho que este cabelo enquadra-se no afro.’’

Várias pessoas dirigiam-se  (e até hoje o fazem) as lojas para comprar ‘’tissagem à Glória Muianga’’ mas, nunca é a mesma coisa, porque o penteado depende da fisionomia da pessoa, de aspectos faciais e da cor do cabelo. O que acontece é que na televisão a iluminação técnica cria mais brilho no cabelo e até diferenças significativas na aparência.

Para além de nunca ter mudado de cabelereiro, Muianga assume que é vaidosa mas não gosta de fazer experiências com o cabelo. Semanalmente vai ao salão e para ela, boa tissagem pode ser sintética ou humana, comprada no mercado ou fora do país, o importante é que tenha qualidade.

Muitas vezes as mulheres descontam as suas crises mudando o visual, ‘eu já sou avó, já me divorciei e já passei por várias fases ,mas eu não desconto no meu cabelo!’. O facto de estar sempre ocupada ajuda a não pensar em coisas tristes,  ocupando-se com os netos, passeando, viajando ou cuidando da horta. Mas acima de tudo, o pensarmento positivo  renova a sua forma de estar.

Para finalizar, Glória Muianga felicitou as mulheres moçambicanas pelo mês,  ‘’continuem guerreiras,, nunca se esquecendo de cuidar das nossas familias, e de nós porque isso faz bem ao ego e levanta a auto-estima’’.

Gloria muianga radiomocambique 1Nome completo: Glória Américo Fungate Muianga
Data de Nascimento: 01.02.1951
Naturalidade: Maputo
Formação profissional: Contabilista
Signo: Aquário

Curiosidades

Viagem: Moçambique de Rovuma ao Maputo.
Local preferido: Amesterdão (Holanda);  Pemba e Inhambane (Moçambique).
Cantores: Mano Dibango, Mingas
Literatura: Moçambicana e Gabriel Garcia Marques.
Situação amorosa: Solteira mas vive uma amizade colorida.
Lazer: Cuidar dos netos, da Horta e passear.
Cores preferidas: Azul e Laranja.

Artigo esxtraido, com a devida vênia, do www.sapo.mz

 

Rádio Online

Tempo

Weather data OK.
Maputo
25 °C

Imagem do dia

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Direcção Comercial:  email: dcomercial@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40 | Direcção de Marketing e Relações Publicas,  email: dmarketing@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40; | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique - 2014. Implementado por mozclique.com

Login or Register

LOG IN

Register

User Registration