www.rm.co.mz

A+ A A-

Artigos

Exportações portuguesas para Moçambique quase triplicaram em quatro anos

altNão é dos maiores clientes de Portugal, mas, ainda assim, as exportações portuguesas para Moçambique quase triplicaram em quatro anos. 

Este esforço exportador saldou-se em 434 milhões de euros em 2013, quando em 2009 não ultrapassava os 164 milhões, revela um relatório publicado este mês pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) sobre as relações entre os dois países.

O número de empresas portuguesas a exportar para Moçambique duplicou: em 2008, eram 1.316; em 2012, já eram 2.677, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística citados no relatório.

Moçambique era o 19º cliente mais importante para Portugal, em 2013, quando, em 2009, ficava-se pelo 27º posto da lista. Já Moçambique como fornecedor de Portugal não passava da posição 58 em 2013, subindo apenas um lugar quando comparado com 2009.

Moçambique representa apenas 0,5% das exportações portuguesas, muito longe dos resultados alcançados pela Holanda, África do Sul e China.

Leia também:
+ Portugal vai desbloquear 100 milhões de euros para projectos de parceria com Moçambique
+ Veja os principais momentos que marcam as relações entre Portugal e Moçambique

Máquinas para cá, produtos agrícolas para lá

As máquinas e aparelhos lideram, por vasta margem, os produtos exportados para Moçambique (pouco mais de 120 milhões de euros). Seguem-se os metais comuns, veículos, produtos alimentares, químicos, papel, plásticos e borracha.

Quanto aos produtos importados de Moçambique, de acordo com números de 2013, os alimentares lideram com o triplo do valor do segundo classificado: os produtos agrícolas. Os açúcares de cana e beterraba, a sacarose química, os crustáceos e o tabaco não manufacturado explicam esta classificação.

O primeiro-ministro português chega esta terça-feira a Maputo para participar na II Cimeira Moçambique-Portugal, que decorre na quarta e quinta-feira.

Antes de regressar a Lisboa, na noite de quinta-feira, Pedro Passos Coelho participa no seminário empresarial "Portugal e Moçambique: impulsionando parcerias para o desenvolvimento sustentável", na qual está também prevista a presença do Presidente moçambicano, Armando Guebuza.

Rádio Online - A. Nacional

Emissor Provincial de Gaza

Emissor Provincial de Sofala

GLOSSÁRIO DE CONCEITOS POLÍTICO-SOCIAIS E DESPORTIVOS

Tempo

Error: Unable to set cache write permissions.
See file DOCUMENTATION


Weather data OK.
Maputo
22 °C

Breves

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Direcção de Informação:  email: dinfoweb@rm.co.mz; Fixo 21 42 99 08, Fax 21 42 98 26 | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP - 2015. Implementado por mozclique.com

Login or Register

LOG IN

Register

User Registration