Rádio Moçambique

Switch to desktop

Artigos

Banco de Moçambique reduz taxa básica de juros para 10,5%

 

O Banco de Moçambique reduziu em 1 ponto percentual para 10,5% a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez e em 50 pontos base para 2,5% a taxa de juro da facilidade permanente de depósitos, informou o banco central em comunicado divulgado em Maputo.

No decurso da mais recente reunião da Comissão de Política Monetária foi ainda decidido manter inalterado em 8% o coeficiente de reservas obrigatórias e intervir no mercado interbancário a fim de aumentar em 2 mil milhões de meticais para 37 406 milhões de meticais a massa monetária em circulação.

Estas medidas, adiantou o Banco de Moçambique, tiveram em conta os riscos prevalecentes na conjuntura económica e financeira internacional, sobretudo os associados ao agravamento da crise de dívida soberana nos países da Zona Euro e o respectivo risco de contágio.

Dizendo que a comissão apreciou com satisfação o facto de os principais indicadores económicos e financeiros de Moçambique continuarem a evoluir em linha com o programa definido para o presente ano e considerou haver condições para manter uma política monetária conducente a uma expansão da actividade económica.

O Banco de Moçambique começou a reduzir as taxas de referência em Janeiro de 2011 e, até à data, totaliza sete intervenções nesse sentido, tendo este ano as taxas directoras sido reduzidas em Março, Abril, Junho, Julho e Setembro.

(rm/macauhub)

Direcção Comercial:  email: dcomercial@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40 | Direcção de Marketing e Relações Publicas,  email: dmarketing@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40; | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique - 2014. Implementado por mozclique.com

Top Desktop version