Rádio Moçambique

Switch to desktop

Artigos

Jornalistas da CNN detidos por algumas horas em Maputo

 

Um grupo de três jornalistas da cadeia de televisão norte-americana “CNN” foi detido por algumas horas pela polícia moçambicana (PRM) na manhã de hoje, no mercado Fajardo, em Maputo, durante um trabalho de reportagem sobre Moçambique.

A equipe da CNN era composta pelo produtor do programa “Inside Africa”, Aja Harris, o repórter Errol Barnet, e pelo operador de câmara, Peter Rudden.

Segundo Erik Charas, fundador do semanário de distribuição gratuita “A Verdade”, que na altura acompanhava a equipe da CNN, os jornalistas foram acusados de estar a filmar o mercado do Fajardo “sem um autorização da PRM”. Contudo, esse argumento é descabido porque nada consta na legislação moçambicana sobre o assunto.

Aliás, a equipe de reportagem da CNN entrou legalmente no país, bem como não existe nenhuma lei em Moçambique que obrigue jornalistas (ou outras pessoas) a solicitar uma autorização policial para filmar locais públicos. Charas afirma que tentou, em vão, explicar aos agentes da PRM afectos na 7/a Esquadra da PRM em Maputo que a hostilização de jornalistas estrangeiros poderia manchar a imagem do país a nível internacional.

Infelizmente, ao invés de escutar o conselho de Charas, os agentes da PRM disseram que tencionavam chamar um perito para analisar as imagens captadas pela equipe de reportagem da CNN.

Como consequência, o comportamento ilegal dos agentes da PRM afectos na Sétima Esquadra espalhou-se rapidamente no seio dos jornalistas moçambicanos, que por seu turno trataram imediatamente de alertar os adidos de imprensa de vários ministérios.

O escândalo acabou chegando ao Comando Geral da PRM e ao Procurador-geral da República, Augusto Paulino.

O Procurador-geral da República tratou de ordenar a libertação imediata da equipe da CNN, e ainda na Sétima Esquadra os jornalistas receberam um pedido de desculpas formulando pelo Comando Geral da PRM.

(RM/AIM)

Direcção Comercial:  email: dcomercial@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40 | Direcção de Marketing e Relações Publicas,  email: dmarketing@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40; | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique - 2014. Implementado por mozclique.com

Top Desktop version