Rádio Moçambique

A+ A A-

Artigos

Moçambique: Actividade económica em queda

Mercadocentral lusaO volume de negócios em Moçambique caiu em Dezembro último segundo dados do Índice de Actividade Económica do mês de Dezembro de 2011 publicado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

 

 

Os resultados do Índice de Actividade Económica relativos a Dezembro de 2011, quando comparados com os do mês anterior, apontam para uma diminuição do índice geral do Volume de Negócios em 0,8 porcento. Comparando com o mês homólogo, isto é, Dezembro de 2010, os índices globais de Dezembro de 2011 indicam uma diminuição de 2,7 por cento no Volume de Negócios.

Contribuíram significativamente para a ligeira queda do índice de volume de negócios no país: a diminuição de receitas na Indústria em 3,0 por cento, resultante da redução do volume de produção da fundição de alumínio, Mozal; a queda do volume de vendas da Energia em 2,9 por cento; a diminuição de receitas dos Transportes em 0,6 por cento e do sector de Outros Serviços em 0,2 por cento.

Apesar dessa queda generalizada do volume de negócios, no período em análise, segundo o INE, os sectores do turismo e do comércio tiveram algum aumento, pouco significativo, situado em 0,1 por cento em cada. No mesmo período, o emprego registou, igualmente, uma diminuição, mas o índice de remunerações aumentou ligeiramente.

Assim, de acordo com o INE, o Índice do Emprego situou-se em 0,1 por cento negativos como resultado da diminuição do índice da mão-de-obra no sector de Transportes que se fixou em 0,5 por cento negativos. Os sectores do Turismo, Comércio e de Outros Serviços mantiveram-se estáveis, não registando alguma variação na mão-de-obra, comparativamente ao mês anterior.

Um ligeiro aumento do número de pessoas ao serviço verificou-se no sector da Indústria em 0,1 por cento, comparativamente ao mês de Novembro de 2011.

Enquanto isso, o Índice de Remunerações do mês de Dezembro de 2011 registou um ligeiro aumento de 0,2 comparativamente ao mês anterior. Contribuíram para este índice positivo, os aumentos registados nos índices do sector de Indústria em 1,2 por cento e de Outros Serviços em 0,1 por cento.

O sector dos Transportes, por sua vez, registou um índice negativo de 0,6 por cento e os sectores do Comércio e do Turismo mantiveram-se estáveis, não registando qualquer variação quando comparados com os índices do mês de Novembro de 2011.

No mês homólogo, o Emprego registou uma redução na ordem de 0,3 por cento, enquanto que o índice de Remunerações aumentou em 4,6 por cento.

O “Índice de Actividade Económica” tem por objecto reportar o quadro geral da evolução no curto prazo de indicadores homogéneos do sector real da economia sob a forma de números e índices estruturados segundo a Classificação das Actividades Económicas de Moçambique.

(RM/AIM)

 

Rádio Online

Tempo

Weather data age > 6 hrs
Maputo
31 °C

Imagem do dia

Visit the new site http://lbetting.co.uk/ for a ladbrokes review.

Direcção Comercial:  email: dcomercial@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40 | Direcção de Marketing e Relações Publicas,  email: dmarketing@rm.co.mz; Fixo 21 300421, Fax 21 30 61 40; | Rua da Radio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique - 2014. Implementado por mozclique.com

Login or Register

LOG IN

Register

User Registration