18 de Março 2024, 91 anos da radiodifusão em Moçambique.
As primeiras emissões iniciaram-se após uns meses de trabalho e de penosas dificuldades. No dia 17 de Março de 1933 ouviu-se timidamente a primeira chamada - "Aqui CR&AA, Estação Emissora do GRCM...", na voz de Mário Souteiro.
As emissões começaram com regularidade no dia seguinte, 18 de Março (hoje "dia de início da radiodifusão em Moçambique") de 1933, indo para o ar às quartas e sábados das 8:30h e às 22:30h horas com indicativo de abertura utilizado na primeira chamada.
Procedeu à inauguração o Governador-Geral Coronel José Cabral.
Os discos utilizados eram cedidos por casas comerciais e a variedade era pequena; os serviços de locução eram feitos gratuitamente pelos membros do Grémio dos Radiófilos da Colónia de Moçambique (GRCM), destacando-se Carlos Ahrens Teixeira.
Iniciando as emissões com concertos ao vivo, o grémio ampliou a programação a partir de Março de 1934, incluindo os noticiários. Nesta primeira fase, o GRCM sobreviveu graças à cotização dos sócios, aos
anúncios e a uma pequena verba concedida pelo Governo da Colónia.
O primeiro emissor, de 30 Watts, foi cedido pelo CTT (Correios, Telégrafos e Telefones) que , a pouco e pouco, afrouxou para 10 Watts.
Apesar da fraca potência do emissor, este era sintonizado nas zonas remotas de Moçambique, na União Sul Africana, Rodésias (actual Zimbabwe e Zâmbia) e Niassalândia (actual Malawi).
A locução bilingue surgiu dado o interesse que a estação suscitou na vizinha União Sul Africana. Assim, em 1936 a direcção do GRCM decidiu introduzir nos seus serviços a locução inglesa a par da portuguesa,
seguindo, nesse ponto, o exemplo da maioria das estações mundiais.
Aliás, para fins de propaganda nacional e outros interesses nesta parte de África, toda ela colonizada pelos ingleses, era importante usar o inglês.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.