O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera 2021 ontem, terminado como sendo um ano de muitos desafios sob ponto de vista económico dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS).
Dirigindo-se às nações africanas de língua oficial portuguesa, a partir da cidade de Pemba, em Cabo Delgado, esta sexta-feira, por ocasião do fim de ano, Filipe Nyusi apontou a pandemia da covid-19 como sendo um dos importantes factores que contribuiu negativamente para a recessão das economias.
“Foi um ano muito desafiante na recessão das nossas economias devido a vários factores mas sobretudo devido a pandemia da covid-19. Foi um momento que aprendemos a viver diferente, viver a proteger a saúde, portanto vida mas também a tornar esta vida sustentável devido a gestão da economia. Em Moçambique esses desafios foram para além desses. Devido a mudanças climáticas tivemos problemas cíclicos, como sabemos todos, seca, chuvas desordenadas ou irregulares, tivemos ventos ciclones mas também a pandemia. Portanto, queria aproveitar este momento difícil mas para dizer que o ano está a terminar, foi um ano que estávamos a consumir até o que não produzíamos na dimensão possível devido a factores que acabei de me referir mas nós consideramos o ano aqui em Moçambique como ano de auto superação da regressão das tendências negativas e também o ano da conquista da estabilidade económica”, disse.
O Chefe de Estado moçambicano, entretanto, augura o ano dois mil e vinte e dois, acabado de nascer, um ano de esperança para todos os países africanos. de língua oficial portuguesa. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.