A 2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha, realizada nos dias 17 e 18 de Junho de 2024 em Nacala-Porto, foi um evento de grande sucesso, reunindo um total de 510 participantes presenciais e mais de 6000 participantes online nos dois dias do evento. Este evento, organizado pela BIOFUND em colaboração com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas e diversos parceiros nacionais e internacionais, destacou a importância da conservação dos ecossistemas marinhos de Moçambique.
Sobre a Adaptação baseada em Ecossistemas foi sublinhada a necessidade de descentralização e promoção de novas técnicas de pesca sustentáveis. A importância de envolver as comunidades locais na gestão dos recursos marinhos e a educação das crianças em idade escolar sobre a preservação ambiental também foram temas centrais.
Em relação as Áreas de Conservação Marinha, debateu seus limites do uso de recursos em áreas protegidas e a necessidade de maior financiamento para projetos de conservação de invertebrados marinhos, que têm sido menos priorizados em comparação com espécies de grande porte.
Quanto a Biodiversidade Costeira e Marinha, destacou-se a importância da divulgação pública de dados de pesquisas e relatórios de conservação, garantindo a transparência e sensibilização sobre os esforços de conservação.
A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, enfatizou a necessidade de comunicação clara e efetiva para a implementação das medidas de conservação e o papel vital das técnicas de pesca sustentável.
O Presidente do Conselho de Administração da BIOFUND, Narciso Matos, reafirmou o compromisso da BIOFUND na mobilização de recursos e gestão da conservação da biodiversidade. Alexandra Jorge, Diretora de Programas da BIOFUND, ressaltou a importância da divulgação pública dos dados de pesquisas e do envolvimento das crianças nas iniciativas de conservação.
O evento proporcionou uma plataforma valiosa para a troca de conhecimentos, apresentação de pesquisas inovadoras e fortalecimento das redes de colaboração entre os participantes.
A realização deste evento contou com o generoso apoio de diversos parceiros e financiadores. Entre os organizadores, destacam-se Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), o Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM), Museus do Mar, Museu da História Natural.
A 2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha encerrou com o anúncio do local para a próxima edição, em 2025, será realizada na cidade da Beira. Esta decisão visa expandir o alcance do evento e continuar a promover a conservação dos ecossistemas marinhos em diferentes regiões do país.
A conferência foi uma oportunidade única para unir esforços e discutir estratégias eficazes para a proteção da biodiversidade marinha de Moçambique.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.