O governador da Zambézia, Pio Matos, mobiliza mais de nove mil líderes comunitários da província para promoverem acções viradas ao acesso de saneamento seguro nas suas comunidades.
Dados oficiais indicam que actualmente mais de 2.5 milhões de pessoas, quase metade da população da província continuam a praticar o fecalismo a céu aberto.
O governador da Zambézia instou, esta quarta-feira em Pebane, os líderes comunitários a mobilizar a população para a construção de latrinas, copas e garantir a limpeza pra evitar a eclosão de doenças.
“Mobilizar a população de Pebane para que todas as casas tenham uma latrina, uma copa, ali onde quando a mamã lava a loiça poe lá em cima. Precisamos também de ter uma casa de banho, aquela cerca de capim para tomar o banho. Queremos que todas as casas, em volta do redor, capinem pelo menos 30 metros em volta; não queremos que as pessoas continuem a ficar doentes”, disse.
Este ano a província da Zambézia registou perto de 36 mil casos de diarreias contra 33 mil do primeiro semestre do ano passado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.