Decorrem, em Lusaka, as exéquias do fundador e primeiro Chefe do Estado zambiano, Kenneth Kaunda, falecido, a 17 de Junho passado, vítima de doença, aos 97 anos de idade.
A cerimónia, que conta com a presença do Presidente da República e em exercício da SADC, Filipe Nyusi, um dos oito Chefes de Estado africanos presentes, iniciou um pouco antes das 11 horas locais, a mesma hora em Maputo, com a entoação do hino nacional da Zâmbia e dos hinos da SADC e da União Africana.
Canções a enaltecerem os feitos de Kenneth Kaunda marcaram, desde o início do dia, a cerimónia que decorre no Lusaka ShowGrounds, um espaço de eventos como feiras e jogos desportivos oficiais, na capital zambiana.
Seguiram-se orações de várias confissões religiosas e discursos enaltecendo a figura de Keneth Kaunda que proclamou a independência da Zâmbia e governou o país entre 1964 e 1991.
Espera-se que o Presidente da República, Filipe Nyusi, intervenha, na qualidade de presidente em exercício da SADC, a anteceder o Elogio Fúnebre a ser feito pelo Presidente zambiano, Edgar Lungu.
Antes, à semelhança de altos dignitários presentes, o Chefe do Estado moçambicano assinou o livro de condolências disponível para que, de forma escrita e directa, os Presidentes dêem o último adeus à Kaunda.
No Lusaka Show Grounds, há um ambiente de consternação com todos presentes a apresentarem semblantes de tristeza e luto pela morte de KK, destacado igualmente por impulsionar os movimentos de libertação dos países da região do colonialismo e de regimes segregacionistas minoritários.
Contrariamente ao esperado, nas bancadas há cidadãos comuns mas em número bastante reduzido com vista a evitar aglomerados, em respeito às medidas de prevenção da COVID 19.
Meidas que, aliás, são devidamente seguidas em todo este recinto que também conta um forte aparato de segurança, num dia em que em Lusaka os termómetros podem chegar aos 28 graus centígrados de temperatura máxima.
À semelhança do que vai acontecer na próxima quarta-feira, quando os restos mortais de Kenneth Kaunda forem a enterrar, esta sexta-feira a Zâmbia observa tolerância de ponto para permitir que os cidadãos acompanhem esta cerimónia.
Ao longo da tarde informativa da Rádio Moçambique, vamos trazer outras notas das exéquias de Kenneth Kaunda, com destaque para o teor do discurso do Presidente da República e em exercício da SADC, Filipe Nyusi.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.