As causas oficiais da morte não foram divulgadas, mas o artista havia testado positivo para a Covid-19.
Steve Kekana morreu, nas primeiras horas desta quinta-feira, 01 de Julho, escreve o portal News24, citando o empresário do cantor, Xolani Majozi.
Steve Kekana tinha 62 anos. Gravou mais de 40 discos, de mbaqanga, jazz, gospel e outros géneros, cantando em Sotho, Zulu e Inglês. Gravou, entre outros, com PJ Powers, Ray Phiri, Nana Coyote e Joe Nina.
Ele atingiu o estrelato em finais da década de 1970 com temas como Take Your Love, que foi um sucesso comercial e ganhou prémios.
As causas da sua morte não foram oficialmente divulgadas, mas o músico havia testado positivo para a Covid-19, disse Xolani, que acrescentou que a infelicidade ocorreu em Zebediela, Limpopo, sua terra natal.
Popular em muitas partes da África Austral, Kekana era, desde os cinco anos de idade, cego.
Além de músico, Steve Kekana era advogado. Formou-se em Direito na Tshwane University of Technology. Em 2020, foi-lhe atribuído o título de doutoramento honorário pela Universidade da África do Sul. (RM-YN)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.