O governador da província de Maputo, Júlio Parruque, está hoje a fiscalizar o cumprimento das medidas de prevenção do novo coronavírus em alguns bairros do município da Matola.
Esta manhã, Júlio Parruque depois de ter escalado o mercado e terminal do bairro Patrice Lumumba, deslocou-se ao mercado T3 para, nas suas palavras, reforçar a mensagem de não relaxamento das medidas contra covid-19.
“A mensagem é directa: Não queremos que os mercados sejam vectores da propagação do vírus. O vírus está a passear muito na província de Maputo. Temos 30 dias para investir: A imagem dos mercados tem que mudar, os mercados devem ser lugares de confiança. Os mercados alimentam muitas famílias da Matola, da província de Maputo. Se tivermos que encerrar os mercados por causa do meu desempenho em relação a propagação da covid-19, seria um retrocesso para nós. Não queríamos chegar ao ponto de ter que encerrar os mercados, mas estamos a renovar a menagem. Queremos que as comissões de gestão dos mercados sejam mais criativas, introduzam medidas cada vez mais arrojadas para gerirmos os movimentos, a demanda, o ambiente de prevenção. Queremos que as coisas mudem. Só ontem, registamos na província mais de cinco óbitos por covid-19, a situação é desafiante”, disse.
Entretanto, a província de Maputo já esgotou a sua capacidade de internamento e nos próximos dias alguns pacientes com covid-19 serão transferidos para a cidade de Maputo.
Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, a directora nacional-adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe, disse que a terceira vaga está a ser marcada por uma grande pressão sobre os internamentos hospitalares. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.