Malawi Peter Mutharika anuncia que se vai manter na presidência do partido até 2023.
Contra todas as expectativas dos membros e apoiantes do Partido Democrático Progressista (DPP), Mutharika diz que continuará a dirigir esta formação política até 2023, ano em que será convocado o congresso do partido para a sua sucessão.
A posição de Mutharika provocou divisão no seio dos membros, numa altura em que já havia candidatos em campanha eleitoral para a sucessão da presidência do DPP.
Peter Mutharika que falava em Mangochi na comemoração do seu octogésimo terceiro aniversário natalício, sossegou os membros e simpatizantes do seu partido, que a decisão, não pode ser interpretada como intenção para voltar a candidatar-se nas próximas eleições.
Analistas políticos, criticam o pronunciamento de Peter Mutharika, alegando que vai afundar o partido, a segunda maior força política do país.
Os analistas aconselharam Mutharika a ceder a presidência do partido DPP a favor de uma liderança mais jovem, que poderia desde já, restruturar àquela formação política.
Dalitso Kabambe, antigo governador do banco central do Malawi era o potencial sucessor de Peter Mutharika na presidência do DPP, seguido de Kondwani Nankhumwa, chefe da bancada do DPP na Assembleia da República e Joseph Mwananveka, deputado e antigo ministro das finanças.
O partido DPP foi fundado em Fevereiro de 2005 pelo falecido presidente Bingu Wa Mutharika, após uma disputa com a Frente Democrática Unida UDF, do seu antecessor Bakili Muluzi. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.