Em Portugal, a Assembleia da República aprovou hoje, um texto final que insta o Governo português a reforçar as suas iniciativas políticas e diplomáticas no sentido de mobilizar "urgente auxílio humanitário a Moçambique", alvo de ataques terroristas.
A iniciativa foi aprovada com os votos favoráveis de todas as forças políticas, com excepção do Chega, que se absteve.
O texto final, relativo a duas resoluções de PS e PSD e apresentado pela Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, recomenda ao Governo que "reforce as suas iniciativas, tanto políticas como diplomáticas, junto das competentes instituições das Nações Unidas e dos respectivos Estados membros, no sentido de mobilizar o urgente auxílio humanitário a Moçambique, motivado pelas sucessivas crises climáticas, pandémica e de violência armada".
Os deputados recomendam ainda que o executivo português reforce igualmente a sua acção política e diplomática "junto da União Europeia para a criação, pela Comissão, de um fundo fiduciário que apoie a reconstrução do país". (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.