O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, esta quarta-feira, que a paz e a estabilidade em Moçambique, são elementos importantes na relação de cooperação com os Estados Unidos da América (EUA).
Nyusi falava na XIII Cimeira de Negócios Estados Unidos da América- África, encontro que decorre em formato virtual.
O Estadista moçambicano considerou o contributo dos Estados Unidos da América na formação de fuzileiros navais nacionais, como acto importante no reforço da capacidade combativa das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
“ Aquando da realização da Cimeira de Maputo, Estados Unidos-África, em Julho de 2019, os governos da República de Moçambique e EUA assinaram um memorando de entendimento ao abrigo do qual procuram promover o comércio e investimentos nos sectores de energia, infra-estruturas, agricultura, pescas, turismo e finanças de Moçambique, bem como o incremento das trocas comerciais. Em Março, o governo de Moçambique e dos EUA lançaram um programa de dois meses de formação conjunta de intercâmbio combinado às forças de Operações Especiais, porque é importante para Moçambique focarmos o aspecto paz e estabilidade porque é fundamental para todos os projectos que podemos desenvolver como parceria com os EUA. Essa colaboração está em foco, foram formados alguns fuzileiros. Portanto, abordei aqui a cooperação, escolhi o caso Moçambique mas acredito que esses casos de cooperação em áreas de infra-estruturas, agricultura, etc , ocorrem um pouco por toda a África e aqui na região” ,disse.
A XIII Cimeira de Negócios Estados Unidos da América- África discute temas como comércio e investimentos, transição energética, mudanças climáticas e agro-processamento, entre outras questões de interesse das partes. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.