O Presidente da República do Malawi, Lazarus Chakwera, decreta dois dias de luto nacional em memória de 21 pessoas que morreram em um acidente de viação ocorrido em Lizulu, distrito de Ntcheu.
Entre as vitimas, dezoito são mulheres e três crianças, pertencentes a um grupo de poupança que na altura regressava de Ndala, para onde se deslocou para a troca de experiências com o grupo de Ntcheu.
O autocarro que transportava o grupo de mulheres, teve um embate traseiro provocado por um camião de longo curso que circulava à alta velocidade.
Após choque, o machimbombo foi projectado e colidiu com um outro camião, tendo de seguida entalado entre os dois camiões.
Neste sinistro, outras oito pessoas ficaram gravemente feridas estando neste momento a receber cuidados intensivos no hospital distrital de Ntcheu.
Falando à nação, o Presidente da República lamentou o sucedido.
O governo providenciou assistência necessária para as famílias enlutadas e garantiu um funeral condigno.
Chakwera assegurou ainda que o governo, através do departamento de gestão de desastres vai suportar as despesas médicas dos feridos.
É notícia ainda, a morte por covid-19, do lendário actor do Malawi, Eric Mabedi, de nome artístico conhecido por Jakobo, nos círculos do teatro.
Jacobo que fazia dupla com o falecido Izeki, era figura popular, participou em vários dramas, filmes cómicos e comerciais.
Jacobo morre três dias depois de o país perder um outro artista, jornalista e apresentador de rádio e televisão pública do Malawi (MBC), Sweeney Chimkango pela mesma doença, a covid-19.
São mortes que ocorrem numa altura em que o país, regista uma nova ruptura da vacina anti-covid19. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.