Prova disso é a entrada em funcionamento esta quinta-feira de dois sistemas de abastecimento de água e uma barragem nos distritos de Cheringoma, Marínguè e Gorongosa.
Assim, perto de cem mil pessoas na província deixam de consumir água imprópria, elevando a taxa de abastecimento para 75 por cento.
Avaliadas em mais de 490 milhões de meticais, as três infra-estruturas foram inauguradas pelo presidente da República, Filipe Nyusi, que destacou a aposta de aumentar cada vez mais o acesso à água potável.
Nyusi disse que, no âmbito do programa Água para Vida, foram efectuadas este ano mais de vinte e quatro mil novas ligações domiciliárias no país.
Em relação à barragem de Gorongosa, as vantagens não se resumem apenas ao fornecimento de água, como também a pesca, turismo, agricultura e geração de energia eléctrica.
Com capacidade para armazenar trezentos mil metros cúbicos de água, a infra-estrutura tem mais de onze metros de altura e 111 de comprimento. Possui quatro comportas e um reservatório de passagem de água bruta para a estação de tratamento de água.
Os residentes da vila municipal de Gorongosa, que enfrentavam o crónico problema de água, já respiram de alívio.
No quadro dos objectivos do milénio, o governo garante que até 2024 a taxa de abastecimento de água nas zonas rurais e urbanas vai passar dos actuais 62 por cento para mais de 80 por cento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.