O Presidente da República de Moçambique e cessante da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, apela à contribuição dos parceiros para acabar com a fome que afecta cerca de 51 milhões de pessoas na região.
O estadista moçambicano falava esta terça-feira, em Lilongwe no Malawi, onde participou na quadragésima-primeira cimeira ordinária da SADC.
O apelo lançado por Nyusi visa evitar uma crise humanitária, provocada por secas severas, cheias, ciclones para além de choques macro-económicos decorrentes da pandemia.
Segundo o estadista moçambicano, 8,4 milhões de crianças da região estão a braços com a insegurança alimentar e nutricional, necessitando de uma intervenção urgente.
Apontou o alargamento da cobertura de programas de previdência social direccionados à população afectada, como uma das medidas de mitigação.
São desafios que se impõem à nova presidência da SADC, liderada pelo presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, a quem Filipe Nyusi prometeu total apoio.
Por seu turno, o presidente do Malawi e em exercício pela SADC, Lazarus Chakwera, chamou os estados membros da região a serem proactivos na tomada de medidas ousadas para conter qualquer convulsão que atente a segurança da região.
Falando momentos após assumir a presidência da SADC, Chakwera, apelou os países membros a serem vigilantes, pois a insegurança constitui uma ameaça à agenda de integração regional.
O novo presidente da SADC acrescentou que os africanos têm o dever moral de recusar o estatuto de "estado de segunda classe" o que leva as Nações Unidas a tomarem decisões que têm a ver com a paz e estabilidade no continente, sem no entanto ouvir os países visados.
Para Lazarus Chakwera, chegou a hora dos líderes africanos reivindicarem um assento permanente para o continente no Conselho de Segurança da ONU.
Entretanto o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, deixou o Malawi, esta terça-feira, de regresso ao país. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.