Cimeira da SADC reafirma criação do Banco Central e da União Monetária

Publicado: 18/08/2021, 17:42
Categoria:

A quadragésima primeira cimeira da SADC reafirma a posição da região para a criação do Banco Central e da União Monetária.

 

A reafirmação foi feita esta quarta-feira na cidade de Lilongwe pelos chefes de estado e de governo que participaram de forma presencial e virtual neste encontro magno regional.

É objectivo do bloco político regional da África, alicerçar a longo prazo as condições prévias necessárias, nomeadamente a harmonização das políticas fiscais e monetárias dos países da SADC e uma maior convergência dos sistemas bancários.

Foi ainda deliberado na cimeira de Lilongwe que hoje terminou, o acordo que emenda o protocolo da SADC sobre o controle de armas de fogo, munições e outro material conexo.

Ficou igualmente acordado o estatuto das forças em estado de alerta na região, e suas componentes destacadas para finais de formação, participação em operações de apoio à paz, exercícios e assistência humanitária.

A transformação e o respectivo roteiro do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento da região já é uma realidade.

A transformação deste fórum parlamentar em parlamento da SADC, visa dar maior expressão a este órgão regional que de agora em diante passa a funcionar como órgão consultivo e deliberativo.

Não menos importante foi o reiterar da região no seu apelo para um benefício incondicional das sanções impostas à república do Zimbabwe e o fortalecimento socioeconómico do país.

A Cimeira manifestou a sua preocupação quanto às provocações do acordo pós-Cotonou e do instrumento de vizinhança, desenvolvimento e cooperação internacional que representa potenciais riscos de fragmentar os países de África, Caraíbas e Pacífico.

Um novo secretário executivo da região da SADC foi eleito na cimeira de Lilongwe.

Trata-se de ELias Mpedi Magosi que substitui Stergomena Lawerence Tax que venceu as eleições em representação do Botswana, derrotando o seu homólogo da República Democrática do Congo Faustin Luanga.

Antes da sua eleição, Magosi exercia a função de secretário permanente do presidente de Botswana Mokgweetsi Masisi, e era igualmente chefe do Serviço Público. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram