O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que a corrupção continua a manchar o bom nome de Moçambique na comunidade internacional.
A preocupação foi manifestada, esta quarta-feira, na abertura do Primeiro Conselho Nacional de coordenação entre os órgãos executivos de Governação descentralizada Provincial e Sectores de Nível Central.
No seu discurso, voltou a falar dos malefícios da corrupção no sistema de governação.
Na função pública, por exemplo, referiu que foram instaurados 1.280 processos, contra 911 em igual período de 2019, o que representa uma subida em 369 casos.
O Estadista Moçambicano anotou que a cidade de Nampula é a que mais casos de corrupção regista, seguida pela cidade e província de Maputo.
Fez lembrar que Moçambique figura na lista dos países altamente corruptos no mundo com 20 pontos, numa lista de 180 países, situação que preocupa o governo.
“A maioria são servidores públicos com funções de direcção e chefia a diversos níveis, Educação, Saúde, secretarias, infra-estruturas, funcionários com perfis para operar o E-SISTAF também estão a preocupar, são os que deveriam guarnecer o sistema e ou administradores desses sistemas. Técnicos adstritos às unidades gestoras das aquisições, são muitos e são estatísticas daqueles casos que estão na Procuradoria e estão a ser actuados. Não é invenção, esses são sectores claramente da vossa responsabilidade. Aqui são adicionados também os membros da PRM, da SERNIC, aqueles gestores de fundos”, disse.
O evento, promovido pelo Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), tinha como objectivo aprovar o regulamento interno, um instrumento que orienta o funcionamento e operacionalização do mecanismo de coordenação e articulação entre os órgãos centrais do Estado, os órgãos de governação descentralizada provincial, as autarquias locais e órgãos de Representação do Estado na Província.
A reunião, que se realizou sob o lema “Por uma Governação Local Coordenada ao Serviço do Cidadão”, contou com a participação dos Secretários de Estado provinciais e da Cidade de Maputo, Governadores Provinciais, Presidentes dos Conselhos Municipais das Cidades Capitais Provinciais, Quadros do MAEFP, parceiros de cooperação, entre outros convidados. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.