Será retomado brevemente o pagamento de pensões aos cerca de mil ex- guerrilheiros da Renamo desmobilizados no quando do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), o pagamento de pensões foi suspenso há seis meses, por falta de fundos.
A garantia da retomada foi dada, esta quinta-feira, pelo presidente da Renamo, Ossufo Momade, numa reunião de quadros do partido em Marromeu, na província de Sofala.
O Líder da Renamo apela à calma por parte do ex-guerrilheiros do partido.
“Nós não estávamos a acompanhar nitidamente o trabalho que eles estavam a fazer. Sabem muito bem que a desmobilização está a ocorrer e não é neste momento que tudo vai acontecer na mesma altura. Ninguém ficou abandonado. Reuni com o embaixador americano que é o vice-presidente do Grupo de Contacto, reuni com o Mirko Manzoni, que é o presidente do Grupo de Contacto e a resposta é positiva: Eles estão a trabalhar com o Banco Mundial e vários organismos para que possamos ter a pensão dos nossos desmobilizados. Vão ter, devem esperar que isto vai acontecer; estou a falar com toda a responsabilidade”, disse.
O líder da Renamo está na província de Sofala a acompanhar o nível de preparação do partido para os próximo pleitos eleitorais. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.