Moçambique está entre os cinco países nomeados ao Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), para o período 2021-2025.
O anúncio da integração de Moçambique foi feito no decorrer da 64ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para África CAF/UNWTO e 2ª Edição do Turismo Global da OMT – Fórum de Investimento em África, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, que decorreu entre os dias 2 e 4 de Setembro de 2021.
Para além da nomeação, o encontro tinha como objectivo discutir o desenvolvimento do turismo na região de África, as prioridades da OMT e as linhas de trabalho.
Moçambique foi seleccionado de um total de sete candidatos. Assim, os outros Estados Membros nomeados que irão representar África junto ao Conselho Executivo da OMT para o período 2021-2025 são: África do Sul, Cabo Verde, Marrocos e Zâmbia. Ficaram de fora Nigéria e Ghana.
Com esta eleição espera-se poder contribuir para a recuperação de África no pós-COVID-19, empoderando as comunidades rurais para tornar o turismo um verdadeiro instrumento de geração de riqueza.
Presente na reunião, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, referiu que, “numa altura em que vivemos uma das piores crises do turismo mundial, esta é uma das grandes vitórias que alcançamos e que vai sobremaneira ajudar a alavancar o nosso turismo. É também uma resposta a nível do continente e reconhecimento da agenda de Moçambique para o desenvolvimento do turismo africano”.
Na deslocação a Cabo Verde, Materula fez-se acompanhar pelo Director-Geral do INATUR, Marco Vaz dos Anjos, e pela Directora Nacional-Adjunta de Planificação e Cooperação, Isabel da Silva.
Importa referenciar que o Conselho Executivo (CE) é um órgão estrutural da OMT, com a missão de tomar as medidas necessárias, consultado o Secretário-geral, para implementar as decisões e recomendações da Assembleia-Geral.
A 64ª Reunião da CAF, que terminou este sábado (4), juntou ministros do turismo africanos, representantes do Secretariado da OMT, incluindo o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, e parceiros do sector.
A sessão foi aberta pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
Este encontro anual oferece uma plataforma onde as partes interessadas do sector público e privado reúnem-se para trocar ideias sobre o actual estado da agenda de desenvolvimento do turismo sustentável de seus países e da região da África.
A 2.ª Edição do Fórum de Investimento foi aberta pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. Este fórum assentou-se no objectivo geral de promover o investimento para o desenvolvimento e valorização do turismo em África, onde se destaca, a criação de uma imagem positiva de África, enquanto destino turístico atractivo.
O evento serviu para a apresentação de oportunidades de investimentos no continente, reflectindo à volta da facilitação de negociações entre promotores de projectos e investidores.
A CAF tem como missão apoiar e ajudar os estados-membros da OMT e outras partes interessadas da região nos seus esforços para desenvolver a área do turismo, como um catalisador para o desenvolvimento económico e social sustentável, garantindo que os membros beneficiem plenamente dos serviços da organização. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.