Até ao final deste mês, será restabelecido o fornecimento de energia eléctrica, nos distritos de Mocimboa da Praia e Palma, em Cabo Delgado, interrompido na sequência dos ataques terroristas.
A garantia foi dada, esta quinta-feira, pelo ministro dos recursos minerais e energia, Max Tonela, momentos após ter visitado a subestação eléctrica de Awasse, completamente destruída.
Explicou que presentemente decorrem trabalhos de revisão das linhas de transporte de energia eléctrica, para se garantir uma reposição segura.
Max Tonela disse que o que está sendo feito são trabalhos de emergência, para responder à demanda da energia eléctrica nas zonas onde as populações, que se haviam deslocado, regressaram ou tendem a regressar.
Paralelamente, segundo o ministro dos recursos minerais e energia, quatro grupos geradores serão recebidos esta semana, que serão alocados aos distritos de Mocimboa da Praia, Palma e outros locais que serão determinados pelas autoridades locais.
Os trabalhos de emergência, de acordo com o titular da pasta dos recursos minerais e energia, estão a ser suportados por fundos do governo e parceiros, avaliados em onze milhões de dólares.
Max Tonela anunciou que serão necessários dez milhões adicionais, para a reconstrução, de forma definitive, da substação eléctrica de Awasse, que garante o fornecimento de energia aos distritos de Muidumbe, Palma, Mocimboa da Praia, Nangade e Mueda, este último, já iluminado desde semana passada.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.