Trinta mil postos de trabalho poderão ser criados nos próximos anos, no país, com a implementação dos Serviços Sustentáveis, Resilientes e Inclusivos de Abastecimento de Água Urbana.
Os referidos postos deverão advir da contratação de vários serviços, com destaque para os de infra-estruturas hídricas resilientes às mudanças climáticas, revelou o Presidente da República.
Filipe Nyusi falava esta quarta-feira, em Maputo, na Conferência de Financiadores para o Reforço do Abastecimento de Água, destinada a angariar 1.8 mil milhões de dólares em investimentos para os próximos 10 anos.
Nyusi garantiu que, até 2030, maior parte da população moçambicana terá acesso a água potável de qualidade, apesar dos eventos calamitosos que destroem infra-estruturas.
Referiu que, neste momento, a taxa de cobertura de água, é de 67% devendo crescer a médio prazo, tendo em conta os programas em desenvolvimento.
A contribuição do sector das águas, para o Produto Interno Bruto, aumentou, de 0.2 em 2020, para 0.3% em 2021.
Este factor, segundo Nyusi, é revelador da necessidade de investimentos.
No entanto, O Presidente da República recomendou aos vários operadores de água a fixar tarifas justas, sobretudo nas zonas de expansão das cidades, enquanto pensam na sustentabilidade dos projectos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.