O Instituto Nacional de Segurança Social-INSS em Nampula diz que a pandemia da COVID-19 está a emperrar o cumprimento de metas quanto a inscrição de novos beneficiários ao sistema.
O delegado do INSS em Nampula , Arrone Uaamba, falando à Radio Moçambique a propósito da passagem, este sábado, do trigésimo segundo aniversário do sistema de segurança social no país, explicou que no primeiro semestre deste ano, houve aumento de novas empresas e, em contrapartida, a redução de trabalhadores inscritos.
Ou seja, devido a redução da produção e produtividade, decorrentes do impacto da COVID-19, as empresas não estão a admitir muitos trabalhadores, impactando directamente na inscrição de novos beneficiários.
Arrone Uaamba disse que no primeiro semestre, foram inscritas oitocentos e setenta e seis novos contribuintes ou empresas, contra a meta de setecentas e oitenta e quatro.
Entretanto, em termos de beneficiários ou trabalhadores, houve admissão de três mil, seiecentos e trinta, contra a meta de quatro mil e setenta e três.
Ja na inscrição dos trabalhadores por conta própria, houve uma subida, ao registar cento e cinquenta e nove, no primeiro semetre, de uma meta anual de cento e setenta e sete. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.