A Administração Regional das Águas do Sul (ARA-SUL) alerta as comunidades da região sul do país a retirarem-se das zonas ribeirinhas, por conta das grandes quantidades de escoamento que poderão eventualmente criar situação de inundações nas principais bacias hidrográficas.
O alerta surge por conta da recente divulgação da previsão hidrológica que indica para o registo de chuvas normais, com tendência para acima do normal na presente época chuvosa.
O Director-Geral da ARA-SUL Edgar Chongo diz haver possibilidade de as bacias do Incomáti e Umbelúzi registarem um incremento considerável do seu caudal.
“ O risco é médio alto nesta zona porque temos níveis bons de armazenamento. A capacidade de encaixe é reduzida, portanto, as precipitações que possam vir a ocorrer podem muito facilmente transformar-se em escoamento”, disse.
Segundo Edgar Chongo, serão revitalizados os Comités de gestão de riscos e desastres para mitigar os impactos de possíveis inundações. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.