Entrou, este sábado, em vigor, o alívio das medidas da prevenção da covid-19, anunciado na última quinta-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no âmbito da Situação de Calamidade Pública, no país.
De entre as medidas, destacam-se a retoma de eventos culturais, do ensino pré-escolar, da extensão do horário de funcionamento dos estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas para as 15 horas, mantendo-se encerrados aos domingos, feriados e dias de tolerância de ponto.
Filipe Nyusi anunciou a reabertura de locais de culto, com o número máximo de 50 participantes em locais fechados e 100, em locais abertos.
“Autorizar a retoma do ensino pré-escolar em todo o território nacional, naturalmente, esta não estava no decreto anterior, mas as condições são aquelas que sempre sabemos, se não há condições não se estuda. É alargado o número de visitas aos cidadãos internados nos estabelecimentos hospitalares, de uma para duas pessoas, por dia, por cada doente. É alargado o horário de funcionamento das barracas de venda de produtos alimentares das 6 horas às 18 horas, quando anteriormente encerravam às 17 horas. É estendido o horário de encerramento dos botle stores e outros locais de venda de bebidas alcoólicas, que passam a fechar às 15 horas, quando anteriormente encerravam às 13 horas, permanecendo o horário de abertura as 9 horas. Aos domingos, feridos e dias de tolerância de ponto, estes estabelecimentos permanecem encerrados”, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.