Perto de cinquenta e sete mil trabalhadores por conta própria, inscritos no Instituto Nacional de Segurança Social, não estão a efectuar as suas contribuições.
Dos sessenta e um mil trabalhadores por conta própria inscritos no INSS apenas quatro mil e quinhentos tem a sua situação regularizada.
A chefe do departamento de regimes e prestações no INSS, Sónia DaSilva, disse que a instituição esta preocupada com a situação que chega até a criar vulnerabilidade do trabalhador por conta prória.
A Rádio Moçambique fez se as ruas da cidade da Matola na província de Maputo para perceber as possiveis razões que levam os trabalhadores por conta própria a não efectuarem as contribuições.
Os nossos entrevistados dizem ter dificuldades para abandonar os seus postos de trabalho e por isso mesmo pedem ao Instituto Nacional de Segurança Social a introdução de sistemas móveis para flexibilizar as suas contribuições.
A chefe do departamento de regimes e prestações no INSS, diz que que a instituição já tem conhecimento desta preocucapação dos trabalhadores por conta própria.
Sónia Da Silva diz que dentro de dias os trabalhadores por conta própria vão poder efectuar suas contribuições com recurso a uma carteira móvel.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.