No País crianças com deficiência continuam a enfrentar dificuldades no acesso a educação.
Estimativas, indicam que actualmente, há cerca de cento e setenta e uma mil crianças e jovens de 5 a 19 anos com alguma deficiência.
Deste universo, segundo o Ministério da Educação, apenas 45% estão na escola, na sua maioria, em centros de educação especial para crianças com deficiência.
Vários factores concorrem para que as crianças com deficiência não tenham acesso a educação equitativa, de qualidade e inclusiva.
Segundo o Fórum das Associações Moçambicanas de pessoas com deficiência (FAMOD), alguns pais também contribuem para que muitas crianças estejam fora da escola.
Aliado a factores familiares, a assistente de Programas no FAMOD, Neyde Cherinda levanta a problemática da acessibilidade nos edifícios das escolas e o domínio das técnicas de comunicação e outras habilidades na aprendizagem de crianças com diferentes tipos de deficiência e que precisam de condições e meios específicos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.