A audição do antigo governador do Banco de Moçambique Ernesto Gove, no Julgamento do caso das dívidas não declaradas, que estava previamente agendada para esta segunda-feira, foi reagendada para esta terça-feira.
Gove é alistado como declarante no julgamento do caso das dívidas não declaradas, porque a data dos factos desempenhava funções de Governador do Banco Central.
O facto é que o Antigo Governador, poderá ter avalizado a contratação de dívidas não declaradas, para as quais o Ministério das Finanças emitiu garantias do estado.
Entretanto o dia de ontem foi marcado tal como referi, pela audição a Administradora do Banco de Moçambique, Silvina de Abreu.
Silvina de Abreu revelou na ocasião, ter sofrido ameaças do réu António Carlos do Rosário para acelerar os prazos do pedido de financiamento externo das Empresas PRO-ÍNDICOS MAM e EMATUM.
A declarante Silvina de Abreu, referiu que durante a tramitação dos expedientes o réu António Carlos do Rosário era impaciente e insurgia-se de forma frequente.
A declarante Silvina de Abreu que a data dos factos, desempenhava funções de directora do Gabinete de Estrangeiro, asseverou que o Banco de Moçambique, devia ter indeferido o pedido de financiamento externo feito pelas EMPRESAS PRO-ÍNDICOS, MAM e EMATUM.
Audição de Waldemar de Sousa
Como nota de fecho fica a indicação de que o Juiz Efigénio Baptista deferiu, esta segunda-feira, o requerimento da Ordem dos Advogados de Moçambique, relativo a audição como declarante nos presentes autos, do antigo Administrador do Banco de Moçambique Waldemar de Sousa.
É mais um gestor do Banco de Moçambique que será ouvido como declarante neste julgamento, na sequência da produção de prova para o esclarecimento do caso que lesou o estado moçambicano, mais de 2.2 mil milhões de dólares.
Para o efeito o Juiz Efigénio Baptista, vai anunciar em breve o dia em que Valdemar de Sousa antigo Administrador do Banco de Moçambique será ouvido como declarante. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.