Presidente da república Filipe Nyusi anuncia que Moçambique está predisposto a apoiar o Malawi a concluir o projecto da linha férrea que liga o distrito de Mutarara em Tete à Marka em Nsanje no território malawiano.
O apoio de Moçambique surge numa altura em que o Malawi está a enfrentar dificuldades de vária ordem, que estão a impedir a evolução do projecto de ligação dos dois países por linha férrea a partir do porto da Beira.
Filipe Nyusi disse que esta posição tomada por Moçambique, está inserida no contexto do desenvolvimento de infra-estruturas e da promoção da industrialização, duas áreas âncoras para a integridade económica na região.
Nyusi falava na noite desta segunda-feira na cidade de Lilongwe, no banquete que lhe foi oferecido pelo seu homólogo malawiano Lazarus Chakwera no palácio presidencial Kamuzu Banda.
Para Filipe Nyusi, há uma necessidade para que as trocas comerciais, a interligação eléctrica, ferroviária e rodoviária, a industrialização dos dois países, turismo e outras actividades de cooperação económica, evoluam para o mesmo patamar de excelência que cacteriza as relações políticas e diplomáticas entre Moçambique e Malawi.
Num longo discurso, interrompido várias vezes por aplausos da delegação malawiana, Nyusi arrancou simpatia dos presentes quando disse ter chegado o momento de os dois povos esquecerem os atritos do passado e juntos embarcarem num compromisso conjunto de desenvolvimento.
Sobre o terrorismo
No que tange ao terrorismo, o estadista moçambicano foi grato ao presidente Lazarus Chakwera, por ter aceite a proposta da troika de política, defesa e segurança da SADC em prolongar por mais três meses a permanência da força de estado de alerta na província de Cabo Delgado.
Por seu lado, o Presidente do Malawi e em exercício pela SADC Lazarus Chakwera, afirmou que a luta contra o terrorismo na província de Cabo Delgado, em Moçambique, está no topo de agenda da sua liderança na região austral de África.
Chakwera disse que os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, não devem estar alheios aos actos macabros protagonizados pelos terroristas em Moçambique, pois isto representa uma ameaça para toda a região austral de África.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.