O Presidente da República Filipe Nyusi enalteceu o papel que a academia desempenha na difusão de valores e conhecimentos com vista a preservação da identidade do povo.
Filipe Nyusi falava perante académicos, artistas e outras personalidades influentes nacionais, durante a cerimónia de outorga do título de Doutor Honoris Causa pelas artes gráficas, aos artistas Justino Cardoso e Renata Sadimba, acto que decorreu no Centro Cultural da Universidade Rovuma que se localiza na cidade de Nampula.
Por estas e outras razões o Presidente Filipe Nyusi desafia as instituições académicas, públicas ou privadas, a seguirem o exemplo de UNIROVUMA de valorizar as figuras ou história local por meio da construção de monumentos ou difusão de currículos de ensino ligados a artes e cultura.
“Este empreendimento concretiza a visão do governo e bem interpretada pelos gestores da UNIROVUMA de criar espaços apropriados para enaltecer a nossa natureza cultural e interpretada de forma participativa o conhecimento", disse o PR.
Para Nyusi, um centro cultural é um lugar acolhedor que facilita interacção entre a cultura, educação, arte, informação e conhecimento, relações humanas e lazer.
"E um lugar onde as barreiras são quebradas em celebração da multicularidade e humanidade. Por isso esperamos que esse majestoso espaço traga valor adicional aos fazedores de cultura e arte de Nampula, da zona norte em particular e de Moçambique em geral".
Num evento misto, a cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa para artes e gráficas foi marcada, igualmente, pela inauguração do centro cultural da universidade Rovuma e da graduação de 25 mestres formados em diversas áreas nesta instituição do ensino superior.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.