A Rússia iniciou a entrega de mísseis de longo alcance, integrados no sistema de defesa aérea S-400, à Índia, adiantou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano durante uma visita do Presidente russo, Vladimir Putin, a Nova Deli.
Hoje, o Presidente russo, Vladimir Putin, considerou a Índia como "uma grande potência" e "um aliado seguro", após chegar a Nova Deli para uma visita destinada a reforçar a cooperação energética e militar.
Naquela que é a segunda viagem ao estrangeiro desde o início da pandemia de covid-19, depois de um encontro, em Junho, com o homólogo norte-americano, Joe Biden, em Genebra (Suíça), Putin pretende reforçar os laços militares e energéticos com a Índia, um aliado tradicional "cortejado" pelos Estados Unidos.
Os Estados Unidos, que estão a esforçar-se para conter a ascensão da China, estabeleceram (em 2007) o Diálogo de Segurança Quadrilateral, também conhecido como Quad (a sigla em inglês), um fórum estratégico informal com a Índia, Japão e Austrália que teve este ano a sua primeira cimeira, iniciativa que levantou preocupações em Pequim e Moscovo.
A Índia esteve próxima da então União Soviética durante a Guerra Fria e a relação, que perdura até hoje, é descrita por Deli como uma "parceria estratégica especial e privilegiada".
No entanto, destaca a AFP, Putin enfrenta uma dinâmica regional complexa, com tensões crescentes entre a Índia e a China, desde os confrontos mortais em 2020 entre as duas potências nucleares na linha de controlo na região dos Himalaias.(RM/N.Minuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.