O embaixador Itinerante de Moçambique, Leonardo Simão, diz acreditar que o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos ex-guerrilheiros da Renamo, em curso no país, vai trazer a paz definitiva.
Para Leonardo Simão, o sucesso que se regista no processo de DDR demonstra que a Renamo já não tem qualquer interesse em criar instabilidade.
“ Eu penso que estamos num bom caminho para termos uma maior estabilidade em relação a isso, porque na própria Renamo também há uma evolução. Houve uma altura em que que o pensamento militar era dominante. Aquilo que é o meu sentimento, a minha leitura, é de que hoje há um predomínio cada vez maior de um pensamento civil e de participação em processo democrático. Por isso é que a direcção da Renamo demarcou-se da Junta Militar, porque para mim, a Junta Militar simbolizava justamente essa força e isso está se ultrapassar. Portanto, este processo está num bom caminho”, disse.
Este é um extracto de uma entrevista a acompanhar, hoje, as 20 horas, aqui na Antena nacional da Rádio Moçambique, na qual o Embaixador Itinerante de Moçambique fala da sua missão de promover a candidatura do país a membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, para o mandato 2023/2025. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.