O Presidente da República, Filipe Nyusi, pediu hoje "cuidados redobrados" durante as celebrações do Natal, face ao aumento de número de casos de covid-19, no país.
"A celebração do presente ano tem lugar num contexto em que continuamos a enfrentar desafios decorrentes do impacto da covid-19, com os números a aumentar, o que exige de todas as famílias moçambicanas cuidados redobrados", refere Filipe Nyusi, numa mensagem endereçada por ocasião do Natal e Dia da Família.
Em causa está um gradual aumento de novos casos no país, com as autoridades a registarem, só entre quinta-feira e sexta-feira, um total de 2.770 casos, elevando o cumulativo para 170.077.
Para o Chefe de Estado moçambicano, a celebração do Natal e Dia da Família sugere uma reflexão em torno de valores nobres comunitários como a solidariedade e fraternidade, num momento em que "preservar a saúde de todos" deve ser assumido como um objectivo comum.
Na segunda-feira, o Presidente moçambicano alertou para a "evolução gigantesca e preocupante" da taxa de positividade semanal no país, que subiu de 0,4% para 24,5% nas últimas quatro semanas e referiu que mediante a evolução dos dados poderão ser tomadas "medidas mais drásticas".
Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro, foram notificadas infecções em pelo menos 89 países de todos os continentes. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.