Arranca, esta quarta-feira, o desembolso de fundos destinados a pequenas e médias empresas visando aliviar o impacto do novo coronavírus.
Mais de duzentas empresas submeteram propostas para o acesso a linha de crédito disponível, avaliada em cerca de um ponto seis mil milhões de meticais, disponibilizada pelo Banco Nacional de Investimento.
Nos últimos meses, inúmeras empresas fecharam as portas, outras ainda foram forçadas a reduzir a mão-de-obra, com consequência dos efeitos da pandemia da Covid-19.
O Presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional de Investimentos, Tomás Matola, anunciou que já foi constituído um comité de crédito que vai avaliar os pedidos de financiamento.
“O processo de análise já iniciou, os projectos são cadastrados e depois da aprovação segue-se a fase de contratação para acontecer o desembolso”, disse.
Na sua maioria, são pequenas e médias empresas do ramo da restauração, hotelaria, comércio-geral e agro-negócio, afectadas pela redução do volume de negócio, devido aos efeitos da Covid-19.
O Presidente do Conselho de Administração da instituição bancária explicou que o apoio a ser prestado, tem como principal objectivo a manutenção de postos de emprego e garantir a continuidade laboral das empresas. (RM Maputo)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.