O Tribunal Judicial da cidade de Maputo agendou para, esta segunda-feira, a audição como declarante, do antigo Ministro das Pescas Víctor Borges, no julgamento do caso das dívidas.
Trata-se do primeiro declarante na lista dos antigos governantes que serão ouvidos pela sexta-secção do Tribunal Judicial da cidade de Maputo, no âmbito da produção de prova para a descoberta da verdade material, no caso que lesou o estado moçambicano em mais de 2.2 mil milhões de dólares.
Víctor Borges é ouvido como declarante neste julgamento, porque à data dos factos desempenhava as funções de Ministro das Pescas.
Para além de Víctor Borges consta da lista dos antigos governantes a serem ouvidos pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, o ex-Ministro do Interior Alberto Mondlane.
Esta também agendada a audição do antigo Presidente da República, Armando Guebuza, que vai fechar a lista dos declarantes neste julgamento.
Esta sexta-feira o Tribunal Judicial da cidade de Maputo, ouviu quatro declarantes, nomeadamente, Tomás Mabjaia, Gilberto Mabjaia, Salomão Mabjaia e Naldo Majante.
Na sua audição o declarante Naldo Majante confirmou em sede do Tribunal, ter disponibilizado sua conta para o envio de três milhões e setecentos e cinquenta mil meticais.
O valor é correspondentes a venda de um imóvel inacabado para a ré Ângela Leão, na cidade da Matola, província de Maputo.
O declarante esclareceu ao Tribunal que a disponibilização da sua conta para receber o referido valor, foi a pedido do irmão, o réu Cremild Majante.
Na audiência de sexta-feira o Ministério Público, representado pela Procuradora Ana Sheila Marrengula, prescindiu o interrogatório ao declarante Gilberto Mabjaia, tendo optado por colocar poucas questões aos declarantes Naldo Majante, Salomão Mabjaia e Tomás Mabjaia. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.