‘Mais de dois milhões e quatrocentas mil crianças não estão na estudar no país’- PR

Publicado: 01/02/2022, 6:19
Categoria:

Mais de dois milhões e quatrocentas mil crianças não estão a estudar, no país, devido a várias razões, representando quarenta por cento da população moçambicana.

 

Estes dados foram divulgados, esta segunda-feira, em Boane, província de Maputo, pelo Presidente da Republica, na abertura do ano lectivo escolar 2022, cerimónia marcada pela inauguração da Escola Secundária Filipe Jacinto Nyusi, no povoado de Chinonanquila.

Filipe Nyusi disse que a falta de escolaridade acaba vedando o acesso a oportunidades a vários jovens, sobretudo fora das zonas urbanas.

„A realidade é mais complicada quando tomamos em conta que temos uma elevada taxa de crescimento anual da população estimada em 2.8 %. Assim a nossa estratégia de financiamento dos serviços educativos preconiza o envolvimento de todos os sectores, em particular as comunidades, a sociedade civil e o sector privado através de acções de responsabilidade social. A nossa expectativa é que as empresas venham juntar-se a este compromisso de educar a nação e penso que de facto todos nos dediquemos, nos envolvamos nesse sentido de, cada criança e todo tipo de criança poder estudar”, disse.

A construção da Escola Secundária Filipe Jacinto Nyusi, povoado de Chinonanquila, distrito de Boane, com quarenta e oito salas de aula, foi financiada pela empresa MOZAL, num investimento de mais de 133 milhões de meticais. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram