O príncipe Mangosuthu Buthelezi, antigo primeiro-ministro tradicional da nação Zulu e fundador do Partido Livre Inkatha (IFP) na África do Sul, teve alta médica após oito dias no hospital, foi hoje anunciado.
"É bom tê-lo de volta em KwaPhindangene, onde está a preparar-se para a próxima abertura do parlamento e do debate sobre o Estado da Nação", disse a família do líder político sul-africano, em comunicado citado na imprensa local.
Mangosuthu Buthelezi, de 93 anos, recebeu alta do hospital na terça-feira, tendo sido internado na última semana de Janeiro devido a hipertensão, adiantou.
Buthelezi foi nomeado presidente emérito do IFP, em 2019, continuando a servir o partido na qualidade de deputado.
Em Abril do ano passado, em entrevista exclusiva à agência Lusa, na sede do seu partido, em Ulundi, sobre o processo de reconciliação nacional, o príncipe Mangosuthu Buthelezi afirmou nunca ter existido uma verdadeira reconciliação com o partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês) com o qual gostaria ainda de fazer a paz. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.