Moçambique recebe fortes elogios da União Africana, pelo modelo adoptado no combate ao terrorismo e extremismo violento no norte do país.
A informação foi partilhada pelo Presidente da República, no final da 35ª cimeira ordinária dos chefes de estado e de governo da União Africana, terminada, este domingo, em Adis Abeba, a capital da Etiópia.
A União Africana nomeou igualmente o país, na figura do Chefe do Estado, como campeão de gestão de risco de desastres, pelas experiências de sucesso na prevenção de desastres, o que tem evitado a ocorrência de danos humanos e materiais avultados.
A nomeação de Filipe Nyusi foi endossada pelo Conselho de ministros da União africana e confirmada pelo Comité de chefes de estado, que trata de questões ligadas às mudanças climáticas.
Reagindo à nomeação, o Presidente da República disse que o mérito é dedicado ao povo moçambicano, grande obreiro desta conquista no campo da gestão de desastres.
Questionado sobre os ganhos da participação de Moçambique na 35ª Cimeira dos chefes de estado e de governo da organização continental, Filipe Nyusi, apontou o reconhecimento que o país está tendo no concerto dos estados africanos.
A margem da cimeira, o Chefe do estado moçambicano manteve encontros com a vice-secretária geral das Nações Unidas, Amina Mahomed, com o presidente do Malawi e presidente em exercício da SADC, Lazarus Chakwera, Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Mahamat e o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.