Em Moçambique, o número de casos pode aumentar dos actuais 26 mil para 52 mil novos casos de cancro, até 2040.
Os cancros do colo uterino, da mama e da próstata vão continuar a ser os tipos de cancro que mais se registam no país.
São dados apresentados hoje, em Maputo, pela Esposa do Presidente da República, no quadro das comemorações do Quatro de Fevereiro, Dia Mundial contra o cancro, e do 15 de Fevereiro, Dia Internacional da Criança com Cancro.
Isaura Nyusi destacou a sua preocupação com o aumento do cancro pediátrico, referindo que só, no ano passado, dos vinte e seis mil novos casos de cancro registados, mil e 853 afectam as crianças.
A Organização Mundial da Saúde, em Moçambique, revelou que a África é responsável, anualmente, por mais de Um milhão de novos casos e de setecentas mortes devido à doença.
O representante da OMS, Tomás Valdez, refere que as crianças africanas estão numa situação vulnerável, se comparado com as de outras regiões do mundo.
A nossa reportagem ouviu duas crianças que lutaram contra o cancro durante dois anos e meio e contam a sua experiencia.
As comemorações do Quatro de Fevereiro, Dia Mundial contra o cancro, e do 15 de Fevereiro, Dia Internacional da Criança com Cancro, decorrem, este ano, sob o lema “ Perceber o Problema”. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.