Moçambique vai exportar a partir deste ano, uma nova variedade de líchia, sem caroço, para o continente europeu.
Trata-se de uma variedade de elevado valor comercial, de origem chinesa, cujas técnicas para a sua materialização no país, estão em implantação na província central de Manica
A informação foi partilhada em Tete, na cerimónia de lançamento do Fundo Catalítico para inovação e demonstração, pelo representante da Westfalia Fruta Moçambique, uma firma de fruticultura, sediada em Manica.
Anselmo Mareque, fez saber que Moçambique tem condições agro ecológicas para introduzir a espécie de líchia sem semente, nos distritos que gozam de micro-climas, exemplo Macossa, na província de Manica.
Mareque acrescentou que outra estratégia para o país se firmar no mercado europeu, e noutros pontos do globo, é a antecipação da produção da fruta, em relação ao seu principal concorrente naquele continente, o Madagáscar.
Para a fonte, a venda de Moçambique, deverá começar em Novembro, período antes do início da produção em Madagáscar, que acontece a partir de Dezembro.
Anselmo Mareque acrescentou que igualmente estão em curso acções para o incremento da produção desta fruta, das actuais cento e cinquenta, para seiscentas toneladas anuais de líchia. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.