Encontram-se na fase conclusiva, as obras de montagem de uma planta de processamento de ouro, na localidade da de Mariza, no posto administrativo de Machipanda, no distrito de Manica.
As obras estao avaliada em mais de três milhões de dólares norte-americanos, equivalentes a cerca de cento e noventa milhões de meticais.
A infra-estrutura implantada no povoado de Nhamachato, com capacidade de processar, diariamente, cento e cinquenta toneladas de rocha dura está a oitenta por cento de execução.
A planta, pertencente a um consórcio de quatro empresas, e está na fase de testes que terminará em Maio do ano em curso, segundo o gestor mineiro da empresa KD próspero, Jorge Jossias. Povoado de Chua,
Ao atingir a capacidade máxima de produção, a planta de processamento de ouro vai permitir a criação de mais de duzentos postos de trabalho.
O consórcio composto pelas empresas mineiras KD próspero, África Minerais, Clay e Gravel e Harvest Fame possui varias minas incluído subterrâneo, no posto admirativo de Machipanda.
O inspector-geral do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Obede Matine que visitou a planta de processamento de ouro e uma mina subterrânea, deixou algumas recomendações. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.