No âmbito do dia mundial da dança que se assinalou a 29 de Abril, o coreografo e bailarino Casimiro Nhussi, apresentou no estúdio Auditório da Televisão de Moçambique em Maputo, o bailado “Kwomba kwa Índico”, o que em português quer dizer “O Canto do Indico”.
O bailado expressa o mosaico cultural de Moçambique e mistura música, dança, poesia e teatro. A actriz Lucrécia Paco, a escritora Paulina Chiziane, os músicos Muzila, Xixel Langa, Dodó e Stewart Sukuma e o bailarino Lulu Sala foram alguns dos artistas convidados que escalaram o palco do Estúdio Auditório da Televisão de Moçambique.
O espetáculo apresentado pela Agência de Apoio, Desenvolvimento e Promoção da Cultura Moçambicana (VINA) é o resultado de uma parceria entre aTelevisão de Moçambique, a Rádio Moçambique e a Chitará Produções.
Em entrevista a RM, Casimiro Nhussi disse que o bailado “Kwomba kwa Índico é o canto do povo. É o canto ou o sorriso do povo. Um poema de encorajamento, um poema de reconhecimento dos valores que nós temos.”
Segundo Casimiro, no meio de várias adversidades, o povo e o país precisam de energias positivas para seguirem, encontrando na dança o espaço perfeito para expressar esse sentimento.
Casimiro Nhussi é dançarino, coreógrafo, instrutor de dança e músico profissional. Foi diretor artístico da Companhia Nacional de Canção e Dança. Atualmente é diretor artístico e fundador da única companhia africana de dança contemporânea de Winnipeg (Canadá) também conhecida como NAfro Dance Productions.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.