O Hospital Central de Maputo apresenta actualmente, um défice de pelo menos quarenta unidades diárias para responder a necessidade dos doentes.
A representante da direcção clínica do HCM, Emília Jeque, que falava hoje em Maputo, nas celebrações do dia mundial do doador de sangue, realizadas sob o lema Doar sangue é um acto de solidariedade. Junte-se a esta causa e salve vidas revelou que das cem unidades de sangue necessárias por dia, a unidade sanitária consegue colher sessenta, facto que tem resultado na ruptura do estoque.
Os parceiros do Banco de Sangue de Moçambique garantem reunir mais esforços para aumentar as reservas de sangue das unidades sanitárias do país.
Por sua vez, os doadores de sangue afirmam que vão continuar a exercer este acto de solidariedade, para salvar o maior número de vidas. Anualmente, o Hospital Central de Maputo recebe cerca de 25 mil pedidos de sangue e colhe cerca de 24 mil unidades.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.