O Presidente em exercício da Comunidade de desenvolvimento da África Austral (SDADC), Filipe Nyusi, diz que a integração económica deve caminhar, progressivamente, para uma união aduaneira e um mercado comum.
Na visão do Presidente Filipe Nyusi, a criação de um mercado mais alargado propicia economias de escala e eficiências económicas, tornando a SADC mais atractiva para os investimentos.
Filipe Nyusi falava, esta segunda-feira, em Maputo, no encerramento da quadragésima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, na qual Moçambique assumiu a presidência rotativa do Bloco regional.
“A perspectiva de um mercado da SADC, num contexto de globalização, lança bases sustentáveis para uma sincronização e harmonização de projectos de industrialização e infra-estruturas que permitam o acréscimo de valor aos nossos produtos primários, a diversificação da base económica e das exportações, assim como a gestão sustentável dos recursos hídricos”, disse.
A quadragésima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC decorreu sob o lema: “40 Anos Construindo a Paz e Segurança, Promovendo o Desenvolvimento e Resiliência Face aos Desafios Globais”.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.